A SIC tinha já avançado a notícia em primeira mão, ao início da tarde. Guterres está no Médio Oriente, numa reunião da Internacional Socialista, organização que ainda preside, e só deve regressar esta noite a Portugal. (Porque é que é sempre a SIC?!?).
Em conferência de imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros o sublinhou o reconhecimento do prestígio internacional do ex-chefe de Governo português. "António Guterres está de parabéns, porque foram as suas qualidades intelectuais profissionais e humanas que o fizeram sobressair de entre os outros candidatos", disse Freitas do Amaral. (Riam-se lá um bocadinho comigo).
Da lista de candidatos ao cargo das Nações Unidas, anunciada em Março, faziam parte seis europeus, um australiano e um do Norte de África.
Entretanto, o nome do antigo primeiro-ministro português foi um dos cinco que passaram para a segunda fase da candidatura, processo que culminou com a sua selecção pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
O anterior Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, o holandês Ruud Lubbers demitiu-se no início deste ano, depois de meses envolvido numa polémica gerada por uma queixa de assédio sexual.
Com esta nomeação, fica afastada a hipótese de candidatura de Guterres à Presidência da República portuguesa. (Grande jogada ao melhor nível do Pinto da Costa).
Decerteza absoluta que não colocou no curriculum vitae que foi 1º Ministro em Portugal Nem como deixou as finanças portuguesas quando fugiu a sete pés
A única vantagem mesmo, é que os portugueses, pelo continuar do estado da Nação, sempre lhe podem ir bater à porta como refugiados claro, pode ser que ele arranje algum país decente onde nos colocar
Deveriam também ter colocado uma etiqueta no Engª Guterres com os seguintes dizeres:
Expressamente para o Dr. Kofi Annam - Não aceitamos devoluções depois de terem provado o artigo Made in PS, Portugal.
A notícia em questão foi retirada do site da SIC online, mas os comentários são da minha autoria
Fica a ligação caso queiram matar saudades da fotografia do Engenheiro
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Nos bastidores da Guerra ...
. "Nada de novo na frente o...
. "Ladrão que rouba a ladrã...
. Crónicas de um Rei sem tr...
. Crónicas de um Rei sem tr...
. Crónicas de um Rei sem tr...
. Crónicas de um Rei sem tr...
. Crónicas de um Rei sem tr...